Politici e elezioni, Voto libero e di partecipare attivamente alla democrazia, Voto per il cambiamento, On line referendum
Marcelo Caetano

Sobre Marcello Caetano

Marcelo Caetano 47%

Biografia - Marcello José das Neves Alves Caetano (1906-1980)

 

Jurista, doutrinador, historiador, dirigente politico e ultimo chefe do governo do Estado Novo.

 

Licencia-se em Direito pela Universidade de Lisboa em 1927. Activista da Junta Escolar do Integralismo Lusitano, redactor da revista de direita Ordem Nova, faz parte daquele sector da jovem geração integralista do primeiro pós-guerra e da fase final da I República que vai aderir ao salazarismo e ao Estado Novo. Em 1929, com 23 anos, e já a colaborador de Oliveira Salazar como auditor jurídico do Ministério das Finanças, integra, em 1931, a primeira Comissão Executiva da União Nacional e, no ano seguinte, tem papel de relevo, a despeito da sua juventude, na redacção do projecto da futura Constituição do novo regime que se plebiscitada em 1993. Mas não é, então, convidado para cargos governamentais, e dedica-se sobretudo, ao longo dos anos 30, a uma prestigiosa carreira como docente universitário (doutora-se me Direito pela Universidade de Lisboa em 1931 e é professor, por concurso, em 1933), como doutrinador do corporativismo (inicia na Faculdade de Direito de Lisboa, em 1932, os estudos superiores de Direito Corporativo), como historiador do direito e das instituições, e como cientista político e admnistrativista. A este título caber-lhe-á a autoria da reforma do direito administrativo portu. uês plasmada no Código Administrativo de 1936 (tornado definitivo em 1940), de influência corporativa e pendor centralista e autoritário.

 

http://www.escamoes.pt/alunoscomotu/ALUNOS_COMO_TU/alunos_como_tu/MarcelloCaetano/marcello_caetano.htm 


martina -
Bandiera cheno spam

ElectionsMeter non è responsabile per il contenuto del testo. Semper Si prega di fare riferimento all'autore. Ogni testo pubblicato sul ElectionsMeter dovrebbe includere nome originale dell'autore e il riferimento alla fonte originale. Gli utenti sono obbligati a seguire avviso di violazione del diritto d'autore. Si prega di leggere attentamente la politica del sito.

Torna al sondaggio: > Portugal > Politici > Marcelo Caetano
 
load menu